Delza e os três filhos |
Domingo,
26 de junho, Delza Maria (35) e os filhos viajaram de Montes Claros até
Porteirinha, com bilhetes de passagem adquiridos através de uma promoção da Transnorte.
Embora a viagem de volta parecesse certa, na verdade, virou um pesadelo a
essa família, que aguardava desde as seis da manhã na rodoviária de
Porteirinha, o desembarque para Montes Claros. Após doze horas de espera angustiante (sem alimentado direito), Delza e os filhos vão de táxi.
Guichê lacrado |
Ela
não havia efetuado a troca das passagens, como informa no verso do bilhete: que
deve ser trocada nos pontos de venda ou pelos auxiliares de viajem, conforme
disponibilidade de horário e vagas. Mas um dos guichês da Transnorte que deveria
funcionar na rodoviária, está desativado e abandonado. O ponto atual funciona
numa farmácia, no centro de Porteirinha, e no terminal rodoviário não há
informação sobre a mudança de local.
No
novo guichê, não trabalham funcionários da Transnorte, são atendentes terceirizados da
própria farmácia. Uma outra passageira na mesma situação tinha consulta marcada em Montes Claros e teve
que agendar outro horário, por falta de vaga no ônibus.
De
acordo com a empresa, a falta de guichê na rodoviária, se deve a baixa demanda
de passageiros, e, portanto, não é viável a contratação de novos funcionários. Entretanto,
no site da Transnorte, mostra uma empresa preocupada em proporcionar o melhor
atendimento aos usuários, sobretudo, em relação à valorização e qualificação
profissional dos seus funcionários. Além disso, ela atua há mais de quarenta
anos a frente do transporte rodoviário de passageiros e monopoliza o serviço em
toda a região norte de minas.
Guichê atual da Transnorte e uma funcionária com o uniforme da Farmácia Aguiar
No terminal rodoviário: à esquerda (guinchê da Gontijo) e à direita (guichê da Transnorte)
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