BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Microorganismo melhora mudas pré-brotadas de variedades de cana-de-açúcar

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM 2019), a microrregião da Serra Geral de Minas, formada pelos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas, produziu no total 867.373 toneladas de cana-de-açúcar e 7.808 hectares de área plantada e colhida. O município de Jaíba é o maior produtor de cana na microrregião, onde a planta é destaque na produção de etanol, açúcar e cachaça. 

Pensando na melhoria da qualidade das mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) têm pesquisado o uso do microrganismo Bacillus aryabhattai em mudas da planta nos diferentes regimes de fornecimento de água após transplatio.

Segundo informações publicadas no site da Embrapa, na fase experimental do estudo, "foram avaliadas a mortalidade, a altura das plantas, o número de folhas, o diâmetro do colmo, o número de perfilhos e outras características importantes".

Ainda de acordo com a Embrapa, "foram medidas também a massa seca da parte aérea e a massa seca de raízes das plantas. Houve efeito do uso do ativo biológico no crescimento da parte aérea, afetando também a massa das plantas, o diâmetro e altura do colmo".

A pesquisa verificou "que o desenvolvimento das raízes foi influenciado pelo uso do ativo, dependendo da cultivar e da quantidade de água aplicada no sistema".

A empresa, todavia, esclarece que novas pesquisas ainda precisam ser realizadas, pois existe uma grande variação na resposta do ativo, conforme o material genético usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário