Segundo Ranking Nacional da Transparência de 2016, das 27 unidades federativas, Minas Gerais ocupa a 20ª posição, com 4,03 de avaliação, no índice de transparência das prefeituras municipais. A nota varia entre 0 e 10.
Agora dos 853 municípios mineiros, Mato Verde tem a melhor colocação na microrregião da Serra Geral de Minas, 188ª posição, com 6,20 de avaliação, seguido de Espinosa (259ª posição e 5,60 de avaliação) e Janaúba (394ª e 4,40). Gameleiras (508ª e 3,30); Monte Azul (595ª e 2,40); Mamonas (615ª e 2,20); Jaíba (677ª e 1,50); Nova Porteirinha e Porteirinha (729ª e 0,40); Riacho dos Machados (753ª e 0,20); Catuti, Pai Pedro e Serranópolis de Minas (781ª e 0,00).
Com o objetivo de dar mais transparência às ações das prefeituras mineiras, o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) enviou um ofício para todos os prefeitos e controladores interno dos municípios mineiros com orientações para o aprimoramento da qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais (SISOP-MG). Os gestores públicos têm até o dia 30/1 para conferir e corrigir eventuais incorreções nos dados enviados ao novo sistema de obras públicas que o TCEMG lançará ao público em fevereiro.
Segundo o TCEMG, as principais inconsistências encontradas nos dados informados pelos gestores foram: envio das coordenadas geográficas das obras incorretamente, envio da planilha orçamentária de obras contendo apenas um único item quando o sistema exige a planilha completa com todos os itens e seus respectivos códigos, envio, pelos jurisdicionados, de links inválidos para a acesso aos diversos documentos referentes aos módulos EDITAL e OBRA e informação do valor do contrato em envio de dados de aditivos contratuais referentes apenas a “prorrogação de prazos”.
Para revisar e corrigir eventuais erros nas informações repassadas, os gestores municipais devem entrar no link https://sisop.tce.mg.gov.br/#/login-externo e acessá-lo por meio de login e senha obtidos com o prévio cadastramento no Sistema de Gestão de Identidade (SGI).
Com informações do TCE-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário