BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quarta-feira, 27 de março de 2013

Gás natural terá novas regras, diz ministro

A exploração de gás natural terá novas normas no país, afirmou o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. As mudanças deverão impactar os projetos em andamento no Norte de Minas e na região Central.

Pimentel disse, durante o evento "Rotas para o Futuro" na sexta-feira (23), organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Montes Claros, que o governo federal está elaborando um marco regulatório para o segmento de gás natural no país. Sem revelar detalhes, ele afirmou que as regras deverão ser apresentadas em conjunto com o novo código mineral brasileiro.

Em Minas, diversas empresas estão em fase de prospecção de reservas de gás natural na bacia do rio São Francisco. Estima-se que o Estado se tornará um dos principais produtores do país e, além de atender à demanda interna, poderá exportar o excedente.

Um dos projetos mais avançados é o do consórcio Cebasf, detentor do bloco 132, próximo a Morada Nova de Minas (região Central). A primeira etapa da comercialização do gás natural deverá começar ainda neste ano.

O consórcio é formado pelas seguintes empresas; Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig); pela Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda; Delp Engenharia e pela capixaba Imetame.

Já no Norte de Minas, a Petra Energia vem realizando prospecções em algumas áreas, bem como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que iniciou estudos nos municípios de Pirapora e Ibiaí.

Em função da exploração do gás, além dos megaprojetos para a implantação de complexos minerários no Norte de Minas, Pimentel defendeu que seja desenvolvida em Montes Claros programas de atração de investimentos de indústrias fornecedoras para estas cadeias.

Sudene

Segundo ele, o ministério irá trabalhar, juntamente com a prefeitura, na reabertura do escritório da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em Montes Claros para ajudar na implantação de políticas de desenvolvimento para o Norte de Minas. "Se a Sudene alegar que não tem funcionário, irei ceder pessoal do Mdic" disse.

O escritório da Sudene servirá também para acompanhar o ciclo de investimentos registrado no Norte de Minas. Além dos aportes já anunciados, como por exemplo a instalação da Case New Holland, mediante aportes de R$ 600 milhões, o prefeito de Montes Claros, Rui Muniz, destaca que diversas empresas estão negociando com o município.

Em breve a cidade poderá anunciar aportes de empresas do ramo eletroeletrônico, alimentos, bens de capital, entre outros. Além dos incentivos da Sudene e os já anunciados pelo governo do Estado. Muniz destacou que a prefeitura conseguiu um espaço de 400 mil metros quadrados no distrito industrial já em funcionamento no município.

A área estava sob o controle da Codemig mas foi repassada para a administração municipal, que poderá negociar diretamente a implantação de empresas no distrito. Além disso, Montes Claros terá um novo DI de 2 milhões de metros quadrados para abrigar a planta da CNH e seus fornecedores, entre outros empreendimentos.
Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário