BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

segunda-feira, 13 de junho de 2011

DIA DE SÃO VALENTIM: UMA HISTÓRIA DE AMOR OU TRAIÇÃO?

Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data que contempla a magia do amor. No Brasil é comemorado no dia 12 de junho, por causa do 13 de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro. Em outros países, o dia dos namorados é festejado no dia 14 de fevereiro, uma homenagem a São Valentim. Diz a lenda que São Valentim foi um bispo que desafiou as ordens do imperador Cláudio II, a favor do casamento. Um trecho retirado da página da Wikipédia revela que:

além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

No entanto, há uma incoerência nessa história, sobretudo, em relação ao primeiro caso secreto de São Valentim. O texto não mostra com detalhes, mas afirma que São Valentim era casado e depois se apaixonou pela filha de um carcereiro na prisão. Para uma data tão apreciada pelos casais, o dia de São Valentim é uma história de amor ou traição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário