BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Com nova unidade em Jaíba, Serra Geral de Minas passa a contar com duas UAIs

Unidade de Porteirinha/Imagem ilustrativa
Foto: Seplag-MG
A cidade de Jaíba, localizada na microrregião da Serra Geral de Minas, vai receber uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O termo oficializado hoje (25/9) inclui 30 municípios no Programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Os municípios contemplados serão beneficiados com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC).

Com a implantação da nova UAI, a Serra Geral passará a contar com duas unidades: uma já em funcionamento na cidade de Porteirinha e a segunda em Jaíba.

O objetivo das UAIs é agregar em um mesmo espaço serviços de órgãos municipais, estaduais e federais, de forma integrada, atendendo ao cidadão com qualidade e eficiência. Nas unidades, é possível acessar uma variedade de serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, dentre outros.

UAI Compartilha

O programa UAI Compartilha funciona por meio de convênios firmados entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e as prefeituras ou as câmaras municipais. 

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. À Seplag-MG, por meio da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.

As cidades interessadas em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais clicando aqui.

Com informações da Seplag-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário