![]() |
Arquivos Dicom/UFVJM |
De acordo com o balanço feito pela comissão organizadora do evento em Janaúba, estiveram presentes estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de 31 escolas de 8 municípios - Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Verdelândia, Jaíba, Mamonas, Grão Mogol, Manga, totalizando a participação de 1.465 estudantes da rede básica de educação, incluindo escolas públicas e privadas; 153 profissionais da educação (diretores, professores, coordenadores de ensino médio, especialistas em educação, entre outros), e cerca de 350 pessoas da comunidade interna (alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados). Marcaram presença também jovens e adolescentes atendidos por instituições sociais, como o serviço de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Guarda Mirim, representantes da Secretaria de Educação de Janaúba, além de outros parceiros do projeto e familiares de servidores do campus.
A proposta do evento foi oferecer informações e orientações para jovens que estão no processo de escolha de suas carreiras, proporcionando interação com profissionais de diversas áreas do conhecimento, professores universitários, técnicos administrativos e alunos da graduação. Assim, os visitantes puderam ter contato com diferentes cursos e conhecer de perto a rotina da universidade.
O pró-reitor de Graduação, Douglas Sathler, afirma que o evento superou todas as suas expectativas. Ele destaca o empenho de todos os setores para fazer com que o evento desse certo e o intercâmbio cultural dos estudantes da universidade, tornando o momento muito proveitoso. “Estou orgulhoso da presença de todos e com a possibilidade de resgatar laços com a educação básica para juntos construirmos um futuro mais promissor para nossos jovens. O poder público da região é parceiro e a educação pública é de qualidade. Vale a pena lembrar dos processos seletivos, como a Sasi. Contem com a UFVJM! Estamos de braços abertos a recebê-los quando terminarem o ensino médio”.
Segundo a presidente da comissão organizadora local, Maria Gisenilda, foi uma imensa alegria e orgulho receber todos os visitantes. “A universidade está aberta a visitações o ano todo. Um total de 45 escolas confiaram no nosso evento e 34 venceram os desafios de transporte e alimentação para estarem aqui conosco. Cada detalhe fez a diferença no evento”, afirmou Gisa, como é conhecida por todos. Para o professor Thiago Franchi, diretor do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT), receber a comunidade na execução do evento foi a coroação do trabalho realizado pela comissão responsável pela sua organização, que contou com o envolvimento de muitas mãos da UFVJM.
A programação inclui abertura oficial, visitas ao Planetário Discovery e a stands informativos e dos cursos, acolhida nas tendas, visitas guiadas aos laboratórios e biblioteca, varal dos sonhos, apresentações artísticas e culturais, atividades de recreação e lazer, barraquinhas de alimentação e muito mais!
De acordo com informações da diretora administrativa do campus, Letsilane Alves, é um orgulho falar que em Janaúba existe uma universidade federal. “Aqui se realizam sonhos, nossos alunos nos mostram que é possível superar desafios”. Letsilane fez um convite: “Venham estudar conosco e nos ajudar a mudar a realidade da nossa região”.
Fonte: Ascom/UFVJM
Nenhum comentário:
Postar um comentário