BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Minas Gerais comemora três anos de reconhecimento da viola como patrimônio cultural do Estado

Violeiro Caipira, de Oscar
Pereira da Silva
No município de Monte Azul, na Serra Geral de Minas, terra natal do maior violeiro do Brasil e Rei do Pagode de Viola, Tião Carreiro, celebramos os três anos de reconhecimento da viola como patrimônio cultural de Minas Gerais.

Os violeiros e as violas fazem parte de diversas manifestações culturais que se desenvolveram nas cidades mineiras, como celebrações, manifestações sagradas e expressões culturais, tais como folias, congados, modas de viola e catiras.

Atualmente, a microrregião da Serra Geral possui 28 violeiros e dois fazedores de viola cadastrados no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), segundo dados disponíveis na plataforma da instituição. 

Porteirinha, Monte Azul e Pai Pedro são os municípios com maior número de cadastros de violeiros: 11, 5 e 4 instrumentistas, respectivamente. 

Para conhecer mais sobre o universo da viola e dos violeiros, há um documentário no canal do Iepha-MG no Youtube, com entrevistas, tradições e histórias dos principais nomes da viola no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário