![]() |
Imagem ilustrativa |
Para alertar a população sobre os cuidados com a saúde mental, sobretudo, agora, em tempos de pandemia, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promove neste mês a 8ª edição da campanha Janeiro Branco, com o lema “Todo Cuidado Conta”.
Segundo a ANS, a pandemia tem gerado uma onda de sofrimento psicológico na população. "É esperado que o frequente estado de alerta, preocupação, solidão e sentimento de falta de controle frente às incertezas do momento, aumente o estresse e sofrimento psíquico".
Ainda de acordo com a Agência, "os fatores que influenciam o impacto psicossocial estão relacionados à magnitude da epidemia e ao grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra no momento. Mas nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados poderão ser qualificados como doenças."
Para enfrentar os desafios à saúde mental e atenção psicossocial nesse cenário de pandemia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma série de cartilhas com dicas sobre o uso de medicamentos, reações comportamentais mais frequentes, danos psicológicos oriundos do confinamento e consumo excessivo de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário