A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA), em parceria com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS) do Ministério Público de Minas Gerais, realizará de 6 a 10 de novembro, um mutirão para cadastramento de posseiros nos municípios de Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha, e Catuji, no Mucuri.
Os municípios de Setubinha, Gameleiras, Pai Pedro, Bonito de Minas, Ibiracatú, Bertópolis, Crisólita e Novo Oriente de Minas, que também fazem parte do projeto, já receberam audiência pública, e o cadastramento das famílias e medições das terras já estão sendo executados.
De acordo com o subsecretário de Acesso à Terra da SEDA, Geraldo Abreu, a regularização fundiária rural é muito importante para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia local. Já o representante do Ministério Público, Marcelo Vilarindo, disse que sem o documento da posse da terra não há como acessar várias políticas públicas de interesse dos trabalhadores rurais.
Participam do mutirão: as prefeituras municipais, as câmaras, os cartórios, a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e a Emater-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário