No início deste mês, dia 2, a Comunidade Quilombola de Monte Alto, em Montes Claros, conseguiu a certificação e o reconhecimento como primeira comunidade quilombola do município, conforme portaria nº 267, de 29 de setembro de 2017, publicada no Diário Oficial da União.
Localizada a 42 quilômetros de Montes Claros, a comunidade de Monte Alto surgiu por volta de 1920, quando os primeiros habitantes construíram seus ranchos na região.
Com o reconhecimento, a comunidade receberá investimentos públicos e promoverá a consciência cultural da etnia, dentro do Programa Brasil Quilombola.
Processo de certificação
A prefeitura de Montes Claros, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Articulação Politica e Administração Regional, determinou que fosse feito um levantamento de informações sobre a comunidade. Foram realizadas reuniões, conversas com os moradores, sistematizações de relatos e o pedido oficial à Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário