BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Prefeitos debatem ações para a destinação correta de resíduos sólidos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) promoveu, na última quarta e quinta (29 e 30), encontros com cinquenta prefeituras do Norte de Minas para discutir o planejamento das ações que vão proporcionar a destinação final correta dos resíduos sólidos na região.

O objetivo das reuniões foi sensibilizar dois agrupamentos de municípios da região, que receberam nos últimos anos recursos do PAC 1 e PAC 2 para a elaboração de projetos para obras na área de resíduos sólidos.

Ao todo, serão beneficiados 50 municípios mineiros, sendo que 35 fazem parte do agrupamento formado por cidades do entorno de Montes Claros e os outros 15 municípios pertencem à região de Januária.

O prazo para os municípios destinarem corretamente seus resíduos termina em agosto deste ano. A previsão é que seja dada ordem de início dos projetos no início de março. Serão investidos nesta etapa R$ 2,1 milhões.

No agrupamento do entorno de Januária serão beneficiados os municípios de Januária, Manga, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, Itacarambi, São João das Missões, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Pedras de Maria da Cruz, Luislândia, São Francisco, Brasília de Minas, Icaraí de Minas e Ubaí.

Por sua vez, no agrupamento da região de Montes Claros serão contempladas as cidades de Bocaiúva, Botumirim, Buritizeiro, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Olhos-D'água, Padre Carvalho, Patis, Pirapora, Ponto Chique, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Várzea da Palma e Varzelândia.

Vale do Jequitinhonha - O Baixo Jequitinhonha está prestes a ter um Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na quinta-feira (30), em Belo Horizonte, representantes de 13 prefeituras localizadas na região se reuniram para registrar o consorciamento, através da emissão do CNPJ.  

Fazem parte do Consórcio os municípios de Santa Maria do Salto, Jordânia, Salto da Divisa e Almenara, Divisópolis, Pedra Azul, Bandeira, Santo Antônio Jacinto, Rubim, Mata Verde, Jequitinhonha e Felisburgo.
Imprensa/Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário