Montes Claros, cidade da arte e a da cultura, um título até então atônito quando o assunto é diversidade musical. Parece que o velho e o bom rock 'n' roll ainda não entrou no calendário sociocultural de Montes Claros. Um gênero musical que persiste há décadas na cidade, muito antes do aparecimento de outros e$tilo$ (no qual prefiro não dizer o nome) e que conta com espaço privilegiado na mídia e no orçamento municipal.
O metal é a vertente do rock mais popular e tradicional na cidade. Em 2005 foi criado a Associação do Rock de Montes Claros e Região (ARMCR), com o objetivo de apoio e incentivo a cena local. No mesmo ano é lançado o festival Metalmoc Rock Fest, que tornou se uma espécie de cartão postal do metal na cidade e que nesse semestre completaria a sua quinta edição.
Entretanto, por incompetência ou preconceito, esse ano não será realizado o evento. Uma vergonha para Montes Claros e desrespeito para com o imenso público que aprecia o rock na cidade. Uma vez que isso não pode se transformar numa praxe obsessiva contra os headbangers (batedores de cabeça) como muitos roqueiros gostam de ser chamados.
De acordo com nota oficial publicada no blog da ARMCR, o projeto do evento “apesar de ter sido aprovado devido a sua credibilidade e efetividade, não obteve a verba necessária para sua realização. A disponibilização do palco, som, iluminação e local licitado pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, não pode ser efetivado”. Além disso, segundo informação do blog, o Secretário de Cultura, Ildeu Braúna, afirma que “devido a problemas financeiros que ocorrem na atual administração, motivo este também, fez com que as festas de agosto fossem realizadas com a metade do orçamento previsto, e vários outros eventos culturais já tradicionais na cidade fossem cancelados”. Leia mais no blog da ARMCR, no endereço: http://armcr.blogspot.com/2010/09/metalmoc-v-cancelado.html.
Dia de muito, véspera de pouco
O presidente da ARMCR, Fred Sapúlia, que no ano passado recebeu o prêmio Conexão Regional e Valores de Minas na categoria Produtor Cultural, devido ao trabalho realizado frente à ARMCR no cenário do rock em Montes Claros. Hoje deve estar roendo as unhas de raiva, pois nem tudo que reluz é ouro, o prêmio poderia ser o passaporte ou diploma de admissão e tolerância ao metal na cidade. Mas não, apenas foi mais um teatro falacioso e tendencioso, marcado pela hipocrisia e mediocridade, como disse o filósofo Nietzsche “as convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”.
A seguir um trecho da letra “rock 'n' roll” da banda inglesa de heavy metal Motörhead: If that´s how it has to be, I won´t get mad. I got rock 'n' roll, to save me from the cold and if that´s all there is, it ain´t so bad. Rock 'n' roll.
(Tradução: Se é assim que deve ser, não vou ficar nervoso. Eu tenho o rock 'n' roll, para me salvar do frio e se é tudo que se tem, não é tão ruim assim. Rock 'n' roll!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário