Foram capacitados 61 brigadistas florestais nos municípios de Mato Verde, Monte Azul, Mamonas, Serranópolis de Minas, Porteirinha, Manga, Matias Cardoso, Itacarambi e Gameleiras
![]() |
| Ascom/7°BMM |
O programa tem como objetivo apoiar as cidades na adoção de medidas preventivas e de combate, garantindo uma resposta rápida até a chegada do apoio do Estado. A iniciativa promove capacitação, fornecimento de equipamentos e integração entre órgãos públicos e comunidades locais.
No Norte de Minas, a execução está sob responsabilidade do 4º Comando Operacional de Bombeiros e do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
![]() |
| Ascom/7°BBM |
Entre os dias 15 e 17 de setembro, foram capacitados 61 brigadistas florestais nos municípios de Mato Verde, Monte Azul, Mamonas, Serranópolis de Minas, Porteirinha, Manga, Matias Cardoso, Itacarambi e Gameleiras. Os participantes receberam treinamento do Corpo de Bombeiros Militar em técnicas de prevenção e combate a incêndios, além de noções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Os brigadistas habilitados contarão com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e kits de combate a incêndio fornecidos pelo IEF, fortalecendo a capacidade de resposta das equipes locais.
O CBMMG foi responsável pela formação prática dos brigadistas; a CEDEC oferecerá capacitações voltadas à elaboração de Planos de Contingência e uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID); e o IEF irá trabalhar ações educativas sobre consciência ambiental e alternativas sustentáveis ao uso do fogo no meio rural.
A iniciativa representa um avanço na prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais, assegurando maior proteção à população, ao meio ambiente e à economia rural da região.
Fonte: Ascom/7ºBBM


Nenhum comentário:
Postar um comentário