BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Embrapa cria bioinseticida que combate pragas nas lavouras de milho e algodão

O algodão e o milho têm papel de destaque, sobretudo, na agricultura familiar da Serra Geral de Minas. Entretanto, essas culturas sofrem com ataques de pragas e doenças. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um novo bioinseticida, conhecido como Acera, para controle de insetos e pragas nas lavouras de algodão, milho, soja e várias outras.

Segundo a Embrapa, o produto é inofensivo para humanos e também ao meio ambiente. 

Produção agrícola 

A microrregião da Serra Geral de Minas, composta por 13 municípios, produziu 562 toneladas de algodão herbáceo (em caroço), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) – 2019. A quantidade produzida na microrregião representou 0,3% no tocante à produção em todo o Estado, que foi cerca de 169 mil toneladas de algodão. A área de plantação totalizou 598 hectares, o que equivale a 1,4% de área plantada em Minas, que teve mais de 42 mil hectares. As áreas de colheita alcançaram os mesmos resultados tanto na microrregião quanto no Estado. 

Já em relação ao milho, a Serra Geral de Minas produziu aproximadamente 12 mil toneladas de grãos em 2019. A produção significou 0,1% em relação à quantidade produzida em Minas, que foi em torno de 7,5 milhões de toneladas de milho. Apenas o município de Jaíba deteve 85% da produção na microrregião. A área plantada alcançou cerca de 8,5 mil hectares e a área colhida mais de 4.000 hectares, o que corresponde, respectivamente, a 0,7% e 0,3% das áreas de plantação (1.128.415 toneladas) e de colheita (1.087.118 toneladas) em todo o Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário