Ao todo, 21 comunidades rurais do semiárido mineiro já foram atendidas pelo Programa Água Doce (PAD) em 2021. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad), que coordena o programa no estado, iniciou nesta semana, os trabalhos em seis poços de comunidades da zona rural de Mato Verde; quatro poços de comunidades de Espinosa, com conclusão dos testes de vazão e desobstrução; e cinco poços em Monte Azul. Além desses, o Semad já concluiu análises em sete reservatórios de Porteirinha.
O projeto já beneficiou mais de 2 mil moradores de comunidades rurais do Norte de Minas. A expectativa é de que até o início da próxima semana os trabalhos já estejam concluídos em Mato Verde, quando os 25 poços estarão com o trabalho concluído.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, o Programa Água Doce visa construir uma metodologia de forma a dar uma maior sustentabilidade na implantação dos sistemas de dessalinização, tendo em vista que cerca de 70% dos poços do semiárido brasileiro apresentam águas salobras ou salinas, e que a água subterrânea muitas vezes é a única fonte disponível para as comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário