BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Programa Água Doce beneficia comunidades na Serra Geral de Minas

Ao todo, 21 comunidades rurais do semiárido mineiro já foram atendidas pelo Programa Água Doce (PAD) em 2021. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad), que coordena o programa no estado, iniciou nesta semana, os trabalhos em seis poços de comunidades da zona rural de Mato Verde; quatro poços de comunidades de Espinosa, com conclusão dos testes de vazão e desobstrução; e cinco poços em Monte Azul. Além desses, o Semad já concluiu análises em sete reservatórios de Porteirinha. 

O projeto já beneficiou mais de 2 mil moradores de comunidades rurais do Norte de Minas. A expectativa é de que até o início da próxima semana os trabalhos já estejam concluídos em Mato Verde, quando os 25 poços estarão com o trabalho concluído.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, o Programa Água Doce visa construir uma metodologia de forma a dar uma maior sustentabilidade na implantação dos sistemas de dessalinização, tendo em vista que cerca de 70% dos poços do semiárido brasileiro apresentam águas salobras ou salinas, e que a água subterrânea muitas vezes é a única fonte disponível para as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário