BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

sábado, 30 de janeiro de 2021

Estudo comprova eficácia de substância contra a chikungunya

A microrregião da Serra Geral de Minas registrou no ano passado 5 casos prováveis de chikungunya e 1 caso da doença neste ano. Os casos do último ano foram registrados nos municípios de Gameleiras e Porterinha. O de 2021 ocorreu em Janaúba. Os dados estão publicados no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A chikungunya é uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo. Entretanto, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveu uma substância capaz de reduzir em até 91% a capacidade do vírus de infectar. Em alguns momentos do teste, a redução da atividade chegou a 100%.

A pesquisa revelou que isso ocorre sem toxicidade para as células. O objetivo era identificar o potencial terapêutico do RcP, um tipo de composto organometálico, resultado da ligação entre uma molécula orgânica (no caso do estudo, alfa-felandreno) e um metal (sal de rutênio). Os testes foram in vitro, ou seja, em laboratório, sem animais ou humanos. Nessa fase, o índice terapêutico ficou acima de 40, quantidade considerada elevada.

O estudo foi publicado na revista científica internacional e de acesso aberto Frontiers. O próximo passo é desenvolver uma substância usada para fins farmacêuticos.

Com informações da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário