BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Empresas na Serra Geral estão na lista de áreas contaminadas em Minas

Imagem ilustrativa 
Levantamento realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Inventário de Áreas Contaminadas de Minas Gerais 2020, mostra que o estado conta com 678 áreas contaminadas e reabilitadas. A pesquisa coletou dados de 182 municípios mineiros e apresenta, além dos espaços que estão passando por processos de reabilitação, locais que já foram recuperados por meio de ações coordenadas entre poder público, setor produtivo e sociedade civil.

Os municípios de Espinosa e Janaúba, localizados na microrregião da Serra Geral de Minas, aparecem na lista de áreas contaminadas e reabilitadas, no último ano, publicada pela Feam. (Confira AQUI os empreendimentos responsáveis)

Segundo o inventário, as áreas consideradas contaminadas são aquelas em que as concentrações das substâncias ou compostos químicos estão acima dos Valores de Investigação estabelecidos pela Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH n° 02/2010, indicando a existência de potencial risco à saúde humana e ao meio ambiente.

Apenas o setor de postos de combustível respondeu por 75% do total de áreas contaminadas cadastradas pelo estado em 2020.

As águas subterrâneas e os solos foram os meios mais impactados pelos contaminantes, na maioria das vezes conjuntamente. Isso porque a maior parte das contaminações, cerca de 84%, decorre de vazamentos ou infiltrações de produtos no solo e subsolo, atingindo a água subterrânea.

Com informações da Feam

Nenhum comentário:

Postar um comentário