BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

terça-feira, 13 de março de 2018

Conselho Pró-Pequi planeja combate à colheita irregular do fruto

O Conselho Diretor Pró-Pequi, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário - SEDA, irá realizar em 2018 diversas ações de regulação e fiscalização para o combate à colheita irregular do pequi no Norte de Minas Gerais.

Devido a diversos fatores, o fruto tem sido colhido diretamente do pé. O procedimento é prejudicial à florada, inibindo o desenvolvimento e a produção do fruto nas colheitas futuras. O certo é a colheita após o fruto cair no chão.

Presidente do Conselho Diretor Pró-Pequi e secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário em exercício, Alexandre Chumbinho afirma que “vamos lançar em conjunto com órgãos ambientais uma série de ações para que isso não ocorra. A fiscalização e a regulação da atividade são parte de nosso trabalho. Na outra ponta, vamos continuar incentivando o processamento do pequi no Norte de Minas para o fortalecimento da produção na região”.

Segundo Chumbinho, grande parte do pequi colhido em Minas Gerais não fica na região. “Isso é resultado da pressão dos estados vizinhos que processam o fruto e necessitam de grande quantidade, ocorrendo inclusive o fenômeno do mercado futuro. Ou seja, o extrativista já vende a safra do ano seguinte no ano anterior. Por isso, quando começa a época de pequi saem pegando tudo que vêm pela frente, no chão e também o fruto precoce”, completou

GSN com informações da Agência MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário