O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, assinou ontem, dia 30, ordem para o início das obras de modernização do Projeto Público de Irrigação Gorutuba, em Nova Porteirinha.
Serão investidos cerca de R$ 50 milhões para a substituição dos canais abertos por sistema de tubulação.
“Nós assinamos hoje a esperança dos irrigantes do Projeto Gorutuba. Com as intervenções, eles passarão a trabalhar com um sistema de irrigação mais moderno, que preserva o suprimento hídrico e vai melhorar a eficiência na condução e distribuição de água. O propósito das obras é promover sustentabilidade ambiental e econômica desse projeto de sucesso, implantado há quase 40 anos pela Codevasf, que gera riqueza e mantém milhares de postos de trabalho na região”, afirmou Avelino Neiva.
Superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues disse que "essa obra é um anseio dos cerca de 460 produtores do projeto, a maioria agricultores familiares. Ela vai possibilitar a utilização de 100% da água da barragem para irrigação. Essa substituição vai diminuir a perda de água no Gorutuba".
O projeto possui 4,7 mil hectares de área irrigada e exerce forte influência na economia agrícola regional, gerando cerca de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.
GSN com informações da Codevasf
Nenhum comentário:
Postar um comentário