Com o objetivo de promover a difusão de informações sobre os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais, bem como prevenir a ocorrência de crimes comuns como o estelionato previdenciário e falso testemunho, a Subseção Judiciária de Teófilo Otoni realizou a primeira “Ação de Cidadania” nos municípios de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
Para o juiz federal Daniel Castelo Branco, "a ação foi impactante e de suma importância para a prevenção de conflitos, além de permitir uma rica aproximação com a realidade dos jurisdicionados".
O município de Caraí possui 65% de sua população vivendo em área rural e tem um dos piores IDH´s do estado (837º entre 853 municípios). O intuito do encontro foi formar agentes multiplicadores entre os agentes de saúde, assistentes sociais e outros servidores municipais, além de esclarecer diretamente as dúvidas da população. Para tanto, foram realizadas palestras sobre a estrutura da Justiça Federal, sobre benefícios previdenciários rurais e crimes correlatos, benefícios assistenciais e, especialmente, foram respondidas perguntas de aproximadamente 200 (duzentos) trabalhadores rurais que compareceram ao evento.
O evento contou ainda com uma palestra sobre Justiça e Cidadania para um grupo de universitários, em Teófilo Otoni, e um encontro entre os magistrados e os servidores desta Subseção.
GSN com informações da TRF1/SJMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário