Foi registrado mais dois casos de contaminação pela Leishmaniose "Calazar" no município de Jaíba. As vítimas, duas crianças, estão internadas em estado grave.
O número de cães soltos pelas ruas podem estar proliferando a doença. A vigilância sanitária municipal aguarda autorização para fazer o recolhimento dos animais, que serão submetidos a exames sorológicos. Com isso, sobe para nove o número de vítimas infectadas com a doença, que já provocou a morte de duas pessoas na cidade.
Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem pôr em risco a vida do paciente.
Tratamento
Ainda não foi desenvolvida uma vacina contra a leishmaniose visceral, que pode ser curada nos homens, mas não nos animais.
Recomendações
- Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer;
- Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo;
- Cuide bem da saúde do seu cão. Ele pode se transformar num reservatório doméstico do parasita, que será transmitido para as pessoas próximas e outros animais;
- Lembre-se de que os casos de leishmaniose são de comunicação compulsória ao serviço oficial de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário