Programação entediante a do projeto Cinema Itinerante NewCine Bamaq, que estará nos dias 22 a 31 de agosto em sete cidades de Minas Gerais: Jaíba, Capitão Enéas, Ibiaí, Itamarandiba, Guanhães, Pescador e Matipó.
Os filmes que serão exibidos são: Thor, A Era do Gelo 3, Senna, Madagascar, Alice no País das Maravilhas, Transformers, Gigantes de Aço e Pequena Miss Sunshine. Senna é a única produção brasileira nessa lista. Além disso, o conteúdo dos filmes estrangeiros relacionados é muito americanizado e poderia ter equiparado essa lista com mais filmes nacionais que mostra realmente o universo cultural e social do Brasil.
O projeto ainda tem o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo (Lei Rouanet). Entenda melhor essa Lei:
A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida como Lei Rouanet, é a que cria politicas públicas para a cultura nacional.
O principal destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais, onde as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas fisícas) aplicam uma parte do imposto de renda em ações culturais. O percentual é de 6% para pessoas físicas e 4% para jurídicas.
A lei surgiu com intuito de educar as empresas e cidadãos a investirem em cultura por meio de incentivos fiscais, pois com o benefício no recolhimento do imposto, a iniciativa privada se sentiria estimulada a patrocinar eventos culturais, já que o patrocínio além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.
Entretanto, a lei é vista com desconfiança pelos críticos, uma vez que as empresas utiliza apenas em beneficio próprio e em propaganda gratuita. A crítica culpa o governo por permitir que as próprias empresas decidam o tipo de cultura a ser patrocinada. Os críticos também analisa a possibilidade de fundos serem desviados ilegalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário