![]() |
| Imagem: Pixabay |
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) reforçou, por meio de ofícios digitais, o alerta para cumprimento por parte das administrações públicas dos 853 municípios mineiros. O prazo, que já foi prorrogado, termina na segunda-feira (29/9).
Esta é a segunda edição da pesquisa, que tem como propósito de traçar um diagnóstico sobre mecanismos de gestão implementados pelos entes federados no atendimento às crianças de 0 a 5 anos. Em todo o país, 5.571 municípios devem responder ao questionário, seja pelo secretário municipal de Educação ou por pessoa designada formalmente para tal.
Diagnóstico
O levantamento permite compreender a realidade nacional e dialoga com a legislação vigente (Lei nº 14.851/2024), que determina a obrigatoriedade de criação de mecanismos de levantamento e divulgação da demanda por vagas na educação infantil.
O preenchimento leva cerca de 30 minutos e preserva a segurança, sigilo e anonimato dos dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Cinco blocos temáticos norteiam os questionamentos.
A iniciativa é do MEC, com apoio do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), e integra o Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei), que tem entre seus princípios a cooperação federativa, a promoção da equidade e o fortalecimento da gestão educacional.
A adesão dos municípios é essencial e o instrumento reforça a centralidade desta etapa para a garantia do direito fundamental à educação e para promoção da equidade.
Dúvidas sobre o preenchimento podem ser encaminhadas à Secretaria de Educação Básica (SEB), pelo e-mail dimam.seb@mec.gov.br.
Fonte: TCEMG

Nenhum comentário:
Postar um comentário