![]() |
Divulgação |
Os repasses, que serão transferidos em parcela única anual para o Fundo Municipal de Saúde, são destinados àqueles municípios que possuem população acima de 30 mil habitantes.
Na microrregião da Serra Geral de Minas, as cidades selecionadas são: Janaúba, que receberá R$ 13.000 mil de incentivo, e os municípios de Espinosa, Jaíba e Porteirinha, que receberão R$ 12.000 mil cada.
Para o alcance do propósito da PNAN, foram estabelecidas seis diretrizes: vigilância alimentar e nutricional; promoção da alimentação adequada e saudável; prevenção dos agravos relacionados à alimentação e nutrição, especialmente sobrepeso e obesidade (com destaque para a obesidade infantil), desnutrição, anemia por deficiência de ferro, hipovitaminose A e beribéri; qualificação da força de trabalho em alimentação e nutrição; organização da atenção nutricional da Atenção Primária à Saúde; e gestão das ações e programas de alimentação e nutrição no SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, após completar um ano da transferência do incentivo financeiro, serão realizadas ações de monitoramento por meio da avaliação dos seguintes indicadores: aumento do número de indivíduos com estado nutricional registrado; e aumento do número de indivíduos com marcadores do consumo alimentar registrados.
Ainda segundo o Ministério, os recursos não deverão ser utilizados para outros fins como despesas de capital, tratamento de doenças ou reabilitação de pacientes, aquisição de alimentos, fórmulas alimentares, suplementos alimentares de vitaminas ou minerais.
A prestação de contas dos municípios deverá ser realizada através do Relatório Anual de Gestão - RAG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário