Hoje, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data e reforçar a importância da doação de sangue, o Ministério da Saúde lança a campanha "Doe Sangue Regularmente - com a Nossa União a Vida se Completa".
Segundo o Ministério, houve uma redução de 10% do estoque de sangue no país desde o início da pandemia de Covid-19.
O quadro atual da Fundação Hemominas (ver abaixo), instituição do sistema público de saúde que atua no atendimento ao doador voluntário de sangue, mostra que os tipos O positivo, O negativo e A positivo estão em situação crítica. Os tipos A negativo, B negativo e AB negativo estão em estado de alerta. Já o tipo B positivo está em estado adequado. Por sua vez, o tipo AB positivo está em situação estável.
O agendamento para doação de sangue pode ser feito através do aplicativo MG app.
Requisitos
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. Na data da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário