BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeitos eleitos do Norte de Minas poderão voltar às urnas

Os eleitores de três cidades do Norte de Minas poderão voltar às urnas já no início do ano, em eleições extemporâneas determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Nos municípios de Catuti, São Francisco e São João do Paraíso, os candidatos eleitos ao cargo de prefeito ainda estão sub-judice, aguardando a validação de seus votos pelo Tribunal Superior Eleitoral ou Supremo Tribunal Federal.

As principais causas de inelegibilidade, que colocam essas candidaturas sub-judice, são a rejeição de contas de gestão pública, condenação criminal pela Lei Ficha Limpa e parentesco com prefeito que já exerceu o mandato, afirma o advogado Mauro Bomfim, especialista em Direito Eleitoral. De acordo com ele, "muitos candidatos barrados pela Lei Ficha Limpa, quando constataram que não conseguiriam o registro de suas candidaturas, renunciaram à disputa antes da eleição. Com isso, o substituto concorreu com votos válidos. Todavia, aquele candidato que prosseguiu, disputou por sua conta e risco. Agora, ou consegue o deferimento do registro no TSE ou seus votos permanecerão nulos, provocando a diplomação do segundo colocado ou a realização de nova eleição para prefeito”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário