No Brejo dos Crioulos vivem 387 famílias |
Segundo informações do site de Correia, há mais de 12 anos, a comunidade de Brejo dos Crioulos espera a titularização de suas terras e tem enfrentado uma série de agressões durante esse tempo. Para Rogério Correia, a audiência será um importante instrumento para a busca de uma resposta efetiva que coloque em segurança a comunidade.
- Doze anos de luta e um ano após a assinatura do decreto de desapropriação do território Brejo dos Crioulos, e a situação continua a mesma de antes. Vamos tentar mudar essa realidade e impedir que latifundiários continuem oprimindo essas pessoas humildes e desprotegidas, disse Correia.
Ainda de acordo com o site, em setembro de 2011, a presidente Dilma Roussef assinou um decreto de desapropriação das propriedades rurais particulares, garantindo às famílias quilombolas o direito à posse das terras. Mas os ruralistas resistem com violência ao cumprimento da lei. O território previsto no decreto abrange uma área de 17.302 hectares, onde residem cerca de 500 famílias remanescentes de quilombos.
Visita
No mesmo dia, um pouco antes da audiência, às 9 horas, a Comissão fará uma visita à Cadeia Pública de São João da Ponte para averiguar a situação dos quilombolas presos em função dos conflitos agrários na região de Brejo dos Crioulos.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário