BLOG DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES DA SERRA GERAL DE MINAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

70% do PIB mineiro concentra em três regiões

A redistribuição do PIB depende de uma política voltada para o desenvolvimento das demais regiões do Estado

O triângulo da bandeira mineira simboliza a trindade e os ideais pregados pela revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. A politica econômica do Estado, por sua vez, tem o mesmo tripé. Ou seja, quase 70% (setenta por cento) do Produto Interno Bruto de Minas Gerais concentra nas três regiões do estado: Centro, Sul de Minas e Triângulo Mineiro, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP). Somente a Central reúne 45,8% do PIB do Estado.

Apesar dos novos investimentos no Norte de Minas, que atualmente responde por 4,16% do Produto Interno Bruto mineiro, a distribuição da riqueza no Estado ainda está longe de se tornar realidade.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), sozinha, responde por 41,92% do PIB. O Sul é responsável por 12,24% do Produto Interno Bruto. Já o Triângulo, por sua vez, responde por 11,95% de toda a riqueza gerada no Estado.

A redistribuição do PIB, na opinião de especialistas, depende de uma série de fatores, mas principalmente de uma política voltada para o desenvolvimento das demais regiões para eliminar este desequilíbrio.

A técnica da FJP, Maria Aparecida Sales, explica que para impulsionar a economia de outras regiões do Estado são necessários investimentos em infraestrutura e a busca por produtos de maior valor agregado. Além disso, ela avalia que é preciso identificar as potencialidades de cada área e desenvolver um trabalho de desenvolvimento regional específico.

Para o professor da Universidade Fumec, Walter Alves Victorino, é preciso uma política de Estado direcionada para reverter este quadro. Segundo ele, são necessários incentivos ao fomento econômico de determinadas regiões. Porém, mesmo que tais políticas sejam adotadas, os efeitos não seriam percebidos no curto prazo. "A estrutura do PIB leva cerca de dez anos para mudar", afirma.

Um comentário:

  1. Mas sempre o o Norte quer emancipar essa mesma triade dificulta as coisas. Porque não tirar esse peso dos mineiros separando as minas dos gerais?Nós, geraiseros, queremos muito...

    ResponderExcluir